Alarmes para Portas e Janelas

 

Os alarmes para portas e janelas são parte integrante de um bom sistema de alarmes residenciais. Os alarmes, ou se quisermos podemos chamar também de contactos, estão disponíveis sem fios e com fios. Geralmente, um kit de alarme residencial contém dois contactos para portas e janelas, mas pode não ser suficiente para colmatar totalmente as necessidades de segurança da sua casa.

Os alarmes para portas e janelas funcionam com um sensor e com um íman. O sensor é colocado no caixilho da porta ou janela, enquanto que o íman é posto precisamente na porta ou janela, o que proporciona um circuito entre os dois. No entanto, quando o circuito é quebrado por se abrir a porta ou a janela, é enviado um sinal para o painel de controle do alarme a alertar de uma entrada.

Existem essencialmente dois tipos de alarmes/contactos para portas e janelas, nomeadamente os contactos de superfície e os embutidos. Os de superfície são usualmente menos dispendiosos que os embutidos, contudo também notam-se mais. Como o próprio nome indica, nos de superfície, o sensor é colocado na superfície do caixilho, enquanto que o íman de contacto é colocado na superfície da porta ou janela. Com os contactos embutidos, o sensor e o íman são instalados dentro do caixilho da janela ou porta.

Outro tipo de contacto é o contacto comum usado na porta da garagem. Este contacto é semelhante a um de superfície em termos de aparência e funciona do mesmo modo também. Porém, a parte do sensor é normalmente instalada no chão ou dentro do mesmo, ao passo que a parte magnética é instalada na porta da garagem ou no rolamento da mesma.

Lembre-se que, no que concerne aos contactos, aplicam-se os mesmos principios dos sistemas de alarmes com fios ou sem fios. Enquanto que os contactos com fios são mais baratos, eles levam mais tempo para instalar. Pelo contrário, os alarmes de contacto sem fios são instalados mais facilmente, além de que podem ser movidos ou adicionados noutros locais da residência.