Contactos sem Fios para Portas e Janelas

 

Os contactos ou transmissores sem fios são muito semelhantes aos que utilizam fios. Na realidade, para muitos, os contactos sem fios chegam mesmo a ultrapassar, isto é, são melhores dos que têm fios, pois não necessitam de fios adicionais nem requerem que se efectue furos nas portas e janelas. Este tipo de contactos são fáceis de instalar e seguros em termos de funcionamento. Algumas pessoas, que têm sistemas de alarme residencial com fios, optam mesmo por transmissores sem fios, quando necessitam de substituir ou instalar novos contactos numa casa.

 

Porquê Optar por Contactos / Transmissores sem Fios?

 

Os fabricantes deste tipo de contactos têm vindo a aperfeiçoar os mesmos até ao ponto que os consumidores já não notam diferenças entre estes contactos e os contactos com fios em termos de segurança, naturalmente.

Doravante, o dono de uma casa pode sentir confiança, quando escolher um contacto, dependendo somente da sua preferência, sem se preocupar se um tipo é realmente melhor do que outro. Na prática, a escolha depende de uma questão estética e de quanto tempo se prefere gastar na instalação do contacto.

Para alguns proprietários, os transmissores sem fios são a primeira escolha, porque os que têm fios basicamente não podem ser instalados em qualquer tipo de estrutura. Por exemplo, uma pessoa que vive numa casa com um telhado plano terá mais dificuldades para fazer a instalação de qualquer sistema com fios. O mesmo pode ser dito de estruturas com paredes de betão que não têm sítio para esconder ou ocultar os fios. Além disso, para sítios onde uma pessoa vive sob renda, nos quais é mais complicado fazer buracos na estrutura, os transmissores sem fios surgem como a opção principal.

 

Como Instalar os Contactos / Transmissores

 

Os contactos / transmissores sem fios são relativamente fáceis de instalar e, geralmente, não requerem muito tempo nem trabalho. Deste modo, a única ferramenta obrigatória que necessita para instalar um transmissor sem fios é chave de fenda. Todas as instruções necessárias estão incluidas com o transmissor que comprou. Enquanto que a maioria das pessoas têm um processo de instalação sem qualquer problemas, outras necessitam de assistência técnica com a programação dos transmissores, para funcionarem devidamente.

 

Opções a Ter em Conta, Quando Escolher um Tipo de Contacto / Transmissor

 

Existem essencialmente dois tipos de contactos sem fios por onde escolher, nomeadamente os de superfície e os embutidos. Os embutidos são muitas preferidos, uma vez que são mais facilmente escondidos, sem estarem à vista. Contudo, ambos os tipos operam da mesma forma. Por exemplo, ambos são compostos por duas partes, uma contendo um interruptor e o outro um íman. Após montar a parte do interruptor à porta ou janela e fixar a parte do íman à estrutura móvel, sempre que as duas partes forem separadas (isto é, caso se abra a porta ou janela com o sistema de alarme ligado), o resultado será a activação do som do alarme.

 

Contactos Sem Fios com Um Sistema com Fios

 

Os proprietários podem ter o melhor de ambos os mundos, através da criação de zonas com fios e zonas sem fios. Isto é por vezes necessário, quando um dono de uma casa que tem um sistema de alarme com fios, mas que necessita de mais contactos para colocar em casa, quer por ter agora mais um quarto ou somente para substituir um contacto danificado. Podemos chamar a esta situação um sistema de contactos híbrido.