Como Instalar um Alarme Residencial
Os alarmes residenciais são a resposta dos proprietários não só à crescente taxa criminal, mas também à necessidade de proteger a sua família bem como os seus bens. Apesar de não haver garantia que um alarme residencial vai prevenir os roubos, as estatísticas mostram que um ladrão pensará duas vezes antes de entrar numa casa protegida por um sistema de segurança, mesmo que este sistema não seja a ser monitorizado por profissionais. Como instalar um alarme residencial depende em larga escala do número de componentes que compõem o sistema de alarme residencial. Os sistemas de alarme básicos são fáceis de instalar, enquanto que os sistemas mais complexos requerem um conhecimento mais extenso de electricidade e çe engenharia estrutural. Se você seguir estas instruções sobre como instalar um alarme residencial, depressa estará apto a instalar sistemas de circuito fechado em qualquer sítio.
Principais Passos para Instalar um Alarme Residencial
- Começe o processo de instalação pela leitura de todos os documentos que venham com o kit de alarme residencial. Entre estes documentos podem estar a garantia do sistema de alarme, instruções de instalação, avisos, bem como informação sobre o registo do sistema. Ao ver as instruções e outros documentos relativos ao alarme, o proprietário já fica com uma ideia de como todo o sistema funciona.
- Arranje um bloco de notas e uma caneta, para que possa fazer um rascunho de onde colocará as componentes que fazem parte do seu sistema de alarme residencial. É provável, especialmente se for um kit básico, que você não tenha contactos suficientes para colocar em todas as janelas, pelo que deve escolher com cuidado que janelas estão mais vulneráveis a possíveis intrusões. Estas janelas podem ser as que estão obstruídas por árvores ou cercas, longe da vista da rua, como podem ser janelas facilmente acessíveis através de uma escada.
- Começe pela sirene que o irá alertar de um potencial intruso. Encontre um local central dentro da sua residência, onde uma sirene será ouvida em qualquer quarto. Embora o deva ocultar na decoração do quarto, não obstrua a sirene. O som deve ser alto e claro, para ser eficaz.
- Monte primeiro a parte de trás da sirene e anexe, sem apertar, a própria sirene, pois você primeiro necessita de alinhar todos os fios antes de fixar a campainha ao mecanismo da sirene.
- Identifique o melhor local para colocar o painel de controle. De preferência, escolha um sítio próximo da porta de entrada e certifique-se que tem perto um quadro eléctrico. Para instalar o painel de controle, faça um furo na parede, para poder passar os fios. Passar os fios por trás da parede aumenta a segurança, porque torna mais díficil a manipulação por terceiros.
- De seguida, coloque os sensores das portas e janelas. Caso opte por não embutir os contactos, pode colocar fita adesiva de dois lados nos contactos que funciona bem. Depois de alinhar os sensores com a fita adesiva, afixe-os de forma permanente através dos parafusos que acompanham os sensores no kit de alarme.
- Passe os fios que forem necessários pela casa e ligue os sensores para formar o circuito fechado. Depois, ligue os mesmos à sirene, por isso é que não deve fixar de imediato, no ínicio, a campainha da sirene. Conecte à fonte de energia e, se possível, tenha uma bateria de recurso, para quando houver uma falha de energia.
- Ligue a sirene ao respectivo painel de controle.
Por uma questão de segurança, se não passar os fios por trás da parede, tente ocultar e proteger os mesmos o melhor possível, para evitar qualquer manipulação e obter toda a segurança que um sistema de alarme residencial acarreta.