Sensores Fotoelétricos

Detectores Fotoelétricos

 

Os detectores ou sensores fotoelétricos usam uma luz infravermelha para detectar o objecto ou pessoa que passar através da luz. Se você já entrou numa loja e ouviu uma campainha ou um sinal sonoro, então passou por um detector fotoelétrico. De um lado da entrada, está um dispositivo que ou tem uma luz branca e uma lente ou um laser de pouca intensidade. Do outro lado, está um dispositivo que pode ver a luz. Assim sendo, quando alguém passa na entrada e interrompe a passagem da luz, o raio é quebrado, o que causa a eclosão do som da campainha ou do alarme.

No que concerne à segurança residencial, os detectores fotoelétricos podem ser concebidos para uso interno, externo ou ambos. Quando ponderar comprar um dispositivo do género, certifique-se que o pacote inclui o equipamento de montagem. Você também poderá querer saber algumas características do aparelho, como até que distância o aparelho detecta.

Geralmente, os detectores fotoelétricos são simples de instalar. Enquanto fizer a instalação, não foque o raio de luz do sensor fotoelétrico numa zona, onde um animal de estimação possa passar com regularidade, pois isto pode causar falsos alarmes. Em vez disso, você deve direcionar o detector e instalar num sítio onde um potencial intruso poderá passar.

Os detectores fotoelétricos podem também funcionar como detectores de fumaça, embora não se recomende que os mesmos funcionem como fonte principal de deteção de fumo. Somente se houver demasiada fumaça, que bloqueie o raio de luz, é que o alarme dispara. Contudo, essa deteção é pouco sensível, pelo que existem sensores concebidos especificamente para funcionar como detectores de fumaça.