Proteção contra Incêndio
Um incêndio pode ser uma experiência devastadora para si e para a sua família. Todavia, um sistema de proteção contra incêndio pode ser implementado facilmente na sua casa, de modos a manter a sua residência e família segura. Para o efeito, você só necessita de pôr em prática alguns pequenos passos, pois tem ao seu dispôr muitos produtos de qualidade para combater incêndios residenciais.
Detectores/Sensores de Fumaça
Estes detectores desempenham um papel fulcral na proteção contra mortes e danos relacionados com incêndios. Provavelmente, a maior parte das pessoas já está familiarizada com a forma como estes dispositivos funcionam, mas a instalação apropriada dos mesmos é importante para garantir que funcionam adequadamente. Vejamos algumas dicas para instalar estes sensores de fumaça:
- Instale os sensores em cada piso da sua casa, incluindo a cave
- Instale um dispositivo perto de cada quarto. Se você dorme com a porta do quarto fechada, um detector deve ser colocado em cada quarto
- Monte os sensores nos tectos ou numa posição elevada nas paredes
- Nunca instale os detectores de fumaça perto de portas, janelas e locais afins, pois as correntes de ar podem fazer com que o fumo circule sem ser detectado
A instalação de detectores de fumaça é o primeiro passo de um plano de prevenção contra incêndios. Porém, um detector que não funciona, não tem nenhum uso durante um incêndio. Certifique-se que testa os detectores uma vez por mês e substitua as baterias uma vez por ano. Invista em detectores duradouros, que possam durar anos.
Extintores de Incêndio
Um extintor de incêndio pode ser muito útil no controle e contenção de pequenos fogos, pelo que é recomendado a sua utilização em ambiente residencial. Deve escolher um extintor que esteja devidamente credenciado e colocar o mesmo perto de um local de saída e de fácil acesso. Leia as instruções do fabricante e certifique-se que todas as pessoas da sua família sabe localizar e usar adequadamente o extintor de incêndio.

Os extintores são úteis na contenção de pequenos incêndios
Plano de Fuga
O seu programa de prevenção contra incêndios deve incluir um plano de fuga, o qual deve ter delineado pelo menos dois pontos de saída de cada quarto ou ponto de encontro no exterior da residência. Remova todas as obstruções das portas e saídas. Tenha em linha de conta quaisquer potenciais dificuldades associadas a pessoas com mobilidade limitada ou que tenham uma deficiência, pessoas idosas e crianças. Pratique o seu plano de fuga com as crianças duas vezes por ano.
Identifique Pontos Fracos
Um bom plano de prevenção contra incêndios deve incluir a identificação de pontos fracos. Vejamos o que você pode fazer:
- Substituição ou reparação de cabos elétricos soltos ou desfiados
- Mantenha-se atento ao estado dos seus eletrodomésticos e nunca deixe um aparelho ligado, quando você não estiver em casa
- Nunca deixe comida no fogão sem você estar por perto. Os incêndios em cozinhas são uma das principais causas dos fogos em residências. Mantenha a sua área da cozinha afastada de matérias e substâncias inflamáveis
- Armazene combustíveis em contentores e recipientes adequados, longe de quaisquer locais ou fontes de ignição, como aquecedores
- Mantenha as áreas próximas de aquecedores e lareiras livres de quaisquer obstruções ou de materiais inflamáveis
Eduque os Seus Filhos
Ensinar os seus filhos numa fase inicial da sua vida sobre os perigos de brincar com o fogo e sobre os procedimentos de segurança para escapar a um incêndio pode ajudar os mesmos a manterem-se seguros. Contudo, tente você mesmo aprender também mais sobre a prevenção de fogos e sobre novos produtos e procedimentos de segurança.
O fogo é uma parte importante no nosso quotidiano, pois tem diversas aplicações, desde a aplicação na cozinha até ao aquecimento de uma casa. Com os procedimentos, medidas e artigos adequados, você pode manter a sua casa e famíla segura de incêndios.