Fechadura Biométrica

 

Os técnicos e engenheiros ao longo da história recente conseguiram integrar muitas partes do corpo dentro de produtos com tecnologia biométrica. Para muitos, a tecnologia biométrica mais segura com uso das características supracitadas é a tecnologia que usa as impressões digitais, que é muito usada nas fechaduras biométricas

Basicamente, as fechaduras biométricas funcionam através de um leitor biométrico, através do qual, para ganhar acesso, um indivíduo tem de colocar a sua impressão digital no leitor. Esta impressão digital é escaneada por sensores que identificam o mapa específico da impressão, que já foi programada por algoritmos e armazenados na base de dados. Depois da impressão ser escaneada, é concedido o acesso em poucos segundos. Deste modo, somente as pessoas que foram pré-autorizadas podem passar com sucesso por um leitor biométrico. Não existe um cartão, uma chave ou um código para inserir (os quais podem ser facilmente roubados) somente a sua impressão digital.

As fechaduras biométricas são óptimas tanto para uso residencial como para uso comercial. Este tipo de fechaduras são muito seguras. Não se iluda com alguma fantasia que possa ter visto no cinema, nomeadamente com fotocópias de impressões digitais, pois a tecnologia biométrica não pode ser duplicada.

 

O Futuro das Fechaduras Biométricas

 

Antes era uma ideia que era vista somente em filmes de ficção científica, porém, actualmente, as fechaduras biométricas com recurso a impressões digitais são uma solução em crescimento para residências e negócios. O maior problema com chaves e fechaduras é a de que podem ser facilmente duplicadas. No entanto, as impressões digitais são únicas e não podem ser duplicadas.

As mais recentes fechaduras biométricas são até de fácil instalação por parte do utilizador. A fechadura escaneia e lê a sua impressão digital para obter um fácil acesso. Para preencher as necessidades de múltiplos utilizadores, o que é útil especialmente num negócio ou empresa, o cabo/mão da fechadura também já pode ser reversível para indivíduos esquerdinos e destros.

Actualmente, para uso residencial e comercial, estas fechaduras têm uma capacidade de cerca de uma centena de impressões digitais. Isto significa um controle de acesso instantâneo para múltiplos utilizadores, incluindo crianças.

Além disso, não exigem muita manutenção, nomeadamente em termos de baterias, e são ajustáveis a várias espessuras de portas.

Os sensores infravemelhos que estão incorporados dentro da fechadura ligam automaticamente o leitor de impressões digitais, quando uma mão aproxima-se da porta. Esta é a mais madura e testada forma de tecnologia biométrica. 

Com as fechaduras biométricas não necessita mais de se preocupar em perder as suas chaves, permitindo assim também mais algum descanso ao seu utilizador.