Como Montar um Alarme numa Casa

 

Os alarmes para casas são a melhor resposta que um proprietário pode dar à taxa criminal cada vez mais elevada que se verifica em todo o mundo. Os alarmes permitem conferir maior segurança, para proteger uma família e os seus bens. Apesar de não ser uma garantia de que uma casa não será roubada, pelo menos um intruso pensará duas vezes antes de entrar na mesma. Como montar um alarme numa casa depende das componentes do sistema de alarme. Enquanto que um sistema básico de alarme para casa é fácil de instalar, um sistema mais complexo já necessita de mais conhecimentos técnicos, nomeadamente ao nível de  eletricidade e engenharia estrutural.

 

Como Montar um Alarme numa Casa

 

  • O primeiro passo a dar para montar um alarme em casa é ler toda e qualquer documentação que acompanhe o kit do alarme, nomeadamente a garantia, instruções de instalação, manuais do utilizador, avisos, informações de registo do sistema de alarme, etc.  Assim, já fica a saber tudo o que envolve o seu alarme, bem como instalar o mesmo.

 

  • Tenha um caderno e um lápis à mão para fazer o rascunho das localizações das componentes do sistema de alarme. É possível que você não tenha contactos suficientes para colocar em todas as portas e janelas, pelo que deve selecionar os sítios que acredita serem mais vulneráveis a uma potencial intrusão.Mesmo sítios mais altos que possam ser acedidos por uma escada, devem ser tidos em linha de conta.

 

  • Pode começar pela instalação do painel de controle. Coloque o mesmo perto da porta de entrada e certifique-se que tem um quadro eléctrico perto. Faça um buraco na parede para instalar o painel e passar os respectivos fios. Embora não seja obrigatório, passar os fios por trás de uma parede ajuda a manter os mesmos seguros e a dificultar qualquer eventual manipulação do alarme.

 

  • Depois, pode colocar os contactos ou sensores das portas e janelas. Alguns profissionais usam fita adesiva de dois lados para segurar os contactos/sensores, antes de os afixar definitivamente com os parafusos que vêm no seu kit de alarme para casa. Passe os fios, se necessário, e ligue os sensores para formar o circuito fechado. Finalmente, ligue-os à sirene e a uma fonte de energia. 

 

  • A sirene é outra componente essencial, pois irá alertar um proprietário de um potencial intruso. Encontre um local central na sua casa, onde uma sirene montada possa ser ouvida de qualquer quarto. Embora possa querer misturar a sirene com a decoração do quarto, não obstrua a mesma, pois o som emitido deve ser alto e claro. Além do mais, certifique-se que tem perto uma tomada eléctrica. Monte a parte de trás da sirene primeiro e deixe a sirene em si meia solta, pois primeiro necessita de instalar todos os fios, como os eventuais fios dos sensores, antes de anexar definitivamente a parte da campainha da sirene. Depois, ligue a sirene ao painel de controle.