Portas de Segurança
Portas de segurança são uma componente de prevenção contra potenciais furtos. As intrusões podem acontecer sob várias formas e em várias áreas, pelo que uma boa porta de segurança, como uma porta com aço incluido, permite dissuadir a intrusão e dificultar ao máximo o furto.
Tipos Comuns de Portas Residenciais
Existem alguns tipos de portas que são comuns e usadas com recorrência em residências, como as portas sólidas de madeira ou portas com metal incluido.
Falhas de Segurança Comuns de Portas Residencias
Testes de segurança demonstram que muitas portas residenciais falham, quando se aplica alguma força nas mesmas. Portas de madeira maciça suportam mais força do que as portas comuns que usam um combinado de metal e madeira, muito usadas em construções recentes. Tendo em conta que praticamente dois terços de intrusões e entradas ilegais são feitas pela porta, é extremamente importante ter uma porta que suporte bastante pressão. Portas com aço reduzem drasticamente essas intrusões, além de terem capacidade de disuasão também.
A maior parte dos fabricantes de portas facultam a possibilidade de escolha de vários tipos de portas com vários nivéis de segurança.
Outros estudos sugerem que as componentes da porta são igualmente essenciais, nomeadamente as fechaduras e dobradiças. Deste modo, estas componentes devem também ter qualidade superior, de modos a suportar a pressão que um potencial intruso possa exercer sobre a porta.
Prevenção
Embora seja sempre difícil prevenir uma intrusão, a porta de segurança de boa qualidade permite dissuadir até certo nível um intruso e deve ser parte integrante de um sistema mais alargado de segurança residencial. É necessário não esquecer, contudo, que as portas de segurança não se reduzem às portas de entrada da frente da sua casa. Pelo contrário, devem ser todas as portas de acesso directo à sua residência, de modos a conferir maior segurança e a prevenir a intrusão.